O Ecossistema de Venture Capital: 2023 e o Futuro
- Ana Oliveira

- 18 de out. de 2023
- 2 min de leitura
O Fundo Europeu de Investimento, em cooperação com a Invest Europe, publicou, recentemente, um estudo em que explora uma visão do mercado de Venture Capital, e identifica os seus desafios atuais e as oportunidades para o futuro (VC 2023: Market Sentiment, scale-up financing and human capital).

Depois da crise pandémica, o impacto da guerra da Ucrânia, os choques de preço no setor da energia, o cenário de subida de taxas de juro e inflação, o momento atual poderá ser um dos mais desafiantes da história do ecossistema.
Este estudo, em que foram inquiridos 472 operadores de capital de risco na sua maioria estabelecidos em países europeus, permite-nos retirar as seguintes conclusões:
As perspetivas são mais pessimistas em relação ao atual ambiente de fundraising, sendo apontado por um número elevado de inquiridos como um dos principais desafios de 2023.
Abrandamento do ritmo de investimento, tendo sido apontado pelos inquiridos uma diminuição da concorrência entre investidores, e consequentemente, a diminuição dos preços de entrada.
O desempenho das empresas dos seus portfolios deteriorou-se em comparação com o desempenho observado durante a pandemia COVID-19. Verificou-se também uma significativa diminuição do acesso a financiamento externo por parte das empresas participadas.
As oportunidades de exit pioraram significativamente em 2023, tendo-se verificado um aumento de vendas em secundário a investidores financeiros, em detrimento dos IPOs e vendas em mercado.
Apesar dos desafios atuais, o estudo também identifica algumas oportunidades para o futuro do ecossistema de Venture Capital:
Atração de investidores de longo prazo no mercado, com resiliência financeira para os choques económicos atuais.
Os preços de saída diminuíram ainda mais, no entanto, 1 em cada 3 VCs inquiridos espera uma recuperação nos próximos 12 meses.
Apesar de se verificar uma deterioração da situação atual do mercado em comparação com ano anterior, as expetativas para os próximos 12 meses melhoraram para a maioria das categorias analisadas
Num cenário de recessão, o papel de políticas públicas eficientes torna-se ainda mais proeminente no sentido de mitigar o impacto da crise no ecossistema. Torna-se importante a atração de investidores de longo prazo no mercado, com resiliência financeira para os choques económicos atuais, bem como a criação de instrumentos e apoio financeiro contra cíclico, que atue nas falhas de mercado identificadas, que permita mitigar risco e implementar soluções de longo prazo para o ecossistema de Venture Capital.
Em face dos desafios e oportunidades identificados, o estudo recomenda a adoção das seguintes medidas:
Apoio à atração de investidores de longo prazo, incluindo a criação de fundos de investimento públicos e privados com foco em empresas de crescimento.
Desenvolvimento de instrumentos financeiros contracíclicos, como garantias e subsídios, para apoiar o financiamento de startups e scale-ups.
Promoção da educação e formação em Venture Capital, para aumentar a literacia financeira e a capacidade de investimento de empresas e indivíduos.
O estudo completo VC 2023: Market Sentiment, scale-up financing and human capital pode ser lido aqui: https://bit.ly/eif-vc2023



